Temos 25 visitantes e 0 membros em linha

BIU Distance Learning Education BIU Educación a distancia BIU Estudos a distância BIU Enseignement à distance BIU Distance Learning Education BIU Distance Learning Education BIU Distance Learning Education BIU Distance Learning Education

Estudar de sua casa

A A A

Passos para uma aprendizagem eficaz:



1. Leitura de exploração e metas:  
O primeiro é familiarizar-se com o texto, observando a extensão do tema, lendo os enunciados, os quadros, as palavras em negrito, etc... É necessário analisar qual é a estrutura do livro e calcular o tempo aproximado da sua leitura, para fixar objetivos semanais de estudo. Temos que ser realistas na atribuição desses objetivos. Metas impossíveis só produzirão desanimo e frustração.

2. Diferenciar o que sabemos e o que não:
Temos que anotar e diferenciar o que já conhecemos da matéria, dos novos conhecimentos que o libro traz. Este exercício prepara a mente para associar melhor os novos conceitos com os que já temos. Ter claro o propósito e a utilidade do que lemos incrementa notavelmente seu aproveitamento e memorização. Sempre temos que explorar os capítulos anterior e posterior ao que vamos estudar. Se fizermos isso, nossa mente assimila e compreende melhor, já que lhe damos uma visão mais ampla do contexto do que pretendemos aprender. Se surgirem dúvidas, devemos seguir lendo. Na maioria dos casos, se esclarecerão ao longo das páginas seguintes.

3. Leitura de análise e compreensão:  
Uma vez finalizada a rápida leitura de exploração do texto, devemos reler parágrafo por parágrafo classificando seu grau de dificuldade. Se um parágrafo é fácil e se entende claramente, se marcará na margem direita um sinal de exclamação (!). Se parece que se entende de forma regular, ou que é um pouco denso, se colocará um (X) na margen. Se acaso se torna muito complicado e difícil de compreender, se colocará uma interrogação (?). Depois de realizar esta classificação releremos o texto, segundo as seguintes pautas: Primeiro todos os parágrafos (X) e logo todos os parágrafos (?). Comprovaremos que ao ler de novo, os parágrafos (?) já não são tão difíceis ou complexos, inclusive nos surpreenderá como não fomos capazes de compreendê-lo durante a primeira leitura.

4. Leitura de revisão:
Revisar tudo, e marcar com um asterisco (*) os parágrafos mais importantes e significativos. Colocar uma (V) nos parágrafos onde encontremos vocabulário novo. Sempre é mais fácil lembrar de uma palavra nova no seu contexto. Sublinhar é uma forma de resumir e preparar um texto para sua memorização. Não é o mais aconselhável para assimilar e entender.

5. Realizar um esquema-resumo:
Expor esquematicamente as idéias, os conceitos e as fórmulas. Isto constituirá o esboço do índice de conceitos das primeiras páginas do trabalho acadêmico requerido.

6. Aplicar o aprendido:
Temos que comentar, aplicar e desenvolver o material estudado. Durante a leitura e o estudo é importante desenvolver nosso próprio critério. Se recomenda integrar todas estas idéias, e repassar os resumos antes de ir dormir. Durante o sono se incrementam os níveis de serotonina, e os conhecimentos se fixam melhor na memória.


7. As partes da compreensão:

1. Descrever: Explicar as características de algo.


2. Definir: Abstrair os elementos principais.


3. Classificar: Reconhecer as distintas categorias, grupos e sub-grupos aos que pertence algo.


4. Comparar: Descobrir semelhanças e diferenças entre duas coisas ou uma série delas.


5. Induzir: Estabelecer uma lei geral a partir de exemplos particulares.


6. Deduzir: Realizar operações lógicas para chegar a conclusões baseadas nas premissas iniciais.


7. Analisar: Separar os distintos elementos que compõem uma estrutura.


8. Sintetizar: Extrair o mais importante de um todo. E, em geral, compreender as distintas relações que existem entre as coisas, ou seja, "ser parte de...","depender de...", "ser causa de..." etc.

Testemunhos

Graduações

Professores

Escritórios