Temos 25 visitantes e 0 membros em linha

BIU Distance Learning Education BIU Educación a distancia BIU Estudos a distância BIU Enseignement à distance BIU Distance Learning Education BIU Distance Learning Education BIU Distance Learning Education BIU Distance Learning Education

Estudar de sua casa

A A A

Como estudar o programa de BIU?



Você já tem os textos... Como começar a estudar?
Recebeu os livros de texto e as instruções pertinentes...
Sente na sua mesa, e então... o que fazer?

 


1. Comece com a leitura do texto-1.
O primeiro passo consiste em ler atentamente os livros assinalados, refletindo e analisando os pontos que sejam mais difíceis de entender. Comece a ler o livro assinalado no seu programa como Texto 1, sem concentrar-se demais nos detalhes. O objetivo é adquirir uma visão geral da matéria. Enquanto lê, aplique as técnicas de leitura e compreensão  explicadas neste guia, como, por exemplo, ressaltar as idéias principais. Se durante o processo não entender algo, continue a leitura. Em muitos casos, essas questões serão esclarecidas no decorrer das páginas seguintes.

2. Índice de conceitos.
Durante a leitura, anote as idéias que chamam sua atenção, as relações entre distintos conceitos e as correspondências com as suas opiniões. O objetivo não é memorizar, mas concluir a leitura do texto com um índice escrito de conceitos, resultado direto das suas anotações. Não se trata de realizar um mero resumo ou esquema do livro, e sim mostrar a interação desses conceitos e seu pensamento, ou, em outras palavras, sua própria interpretação das idéias do texto. Enquanto lê, anote seus pensamentos e opiniões, considere como aplicar tais idéias na prática, para assim enriquecer a qualidade da sua trajetória profissional. Anote isso também.

3. Redação do rascunho sobre o texto-1.
Utilize as anotações do 2º passo, e desenvolva as idéias principais, tentando explicá-las da forma mais coerente e organizada. Tente basear a redação deste rascunho nas suas anotações, e evite ao máximo recorrer ao livro, exceto para consultar referências ou dados específicos (números, datas, etc...) que sejam difíceis de lembrar.

4. Repasso do texto-1.
Repasse de novo o texto 1. Desta vez, concentrando sua atenção nas partes ressaltadas durante la leitura geral. Contraste as explicações do seu rascunho com as explicações do texto. Analise as diferenças, e utilize-as para afinar sua compreensão das idéias principais. Agora já estará preparado para dar forma definitiva ao seu relatório, e deverá decidir as informações que incluirá ou excluirá do mesmo para respeitar os limites de 20 a 35 páginas.

5. Produção do relatório final do texto-1.
Cada autor persegue objetivos distintos quando escreve um livro, portanto, cada livro é diferente. É parte da sua tarefa decidir o que é importante e o que é secundário em cada um deles. As vezes um texto somente precisará ser resumido, enquanto que outras requerirá uma conceitualização mais elaborada. Pode acabar com poucas idéias principais, depois de ler um capítulo denso e extenso, ou, ao contrário, um capítulo aparentemente simples pode despertar inúmeras idéias, comentários e aplicações. O importante são os conceitos escolhidos para desenvolver no trabalho, e não toda a informação que contém o livro. Isto é, precisamente, o que deve aparecer no relatório, o que BIU valoriza mais, e o que fixará de forma permanente os conceitos chave na sua mente.

6. Repita este processo com o texto 2, e assim sucessivamente.
Continue com os textos e relatórios seguintes, assim como aparecem listados na folha de "Academic Assignment Control Form". Esta ordem não é arbitrária, já que cada livro complementa os seguintes. Seguindo a ordem estabelecida se resolverão muitas dúvidas, que de outra maneira surgiriam durante o processo de estudo.


Testemunhos

Graduações

Professores

Escritórios